O PROFUNDO AMOR DE DEUS

 

1. O AMOR DE DEUS É TÃO PROFUNDO QUE ATINGE O MUNDO INTEIRO ? Jo. 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Quando a bíblia diz que Deus amou o mundo não dignifica que Ele amou as coisas, mas, amou todas as pessoas em todas as épocas e de todas as nações.

Ele deu seu Filho por aqueles que vivem e por aqueles que ainda ao de nascer daqui a cem... duzentos... ou quinhentos anos.

a. Deseja que todos sejam salvos I Tm. 2:4: "... o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade".

b. Tem prazer na salvação do homem Lc. 15:7,10: "Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento... Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende".

c. Não tem prazer na morte do ímpio Ez. 18:23,32: "Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?... Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei".

 

2. O AMOR DE DEUS É TÃO PROFUNDO QUE COBRE AS NOSSAS TRANSGRESSÕES

Pv. 10:12: "O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões".

Os nossos pecados são cobertos através do sangue do Cordeiro.

Assim como no Antigo Testamento o sangue de animais era derramado para aplacar a ira de Deus contra o povo, por causa dos seus pecados; assim, o sangue de Cristo, movido pelo amor de Deus, cobre todas as nossas transgressões.

Portanto, quando Deus olha para nós Ele não vê mais as nossas transgressões mais o sangue de Cristo sobre nós.

a. "Cobrir" se refere ao perdão Rm. 4:7: "Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos".

b. Ele nos perdoa I Jo. 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

Efésios 1:7 : "... em quem temos a redenção pelo seu sangue, à redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça".

Salmos 103:3,10: "É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades,... Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniqüidades".

c. Ele nos purifica Ap. 1:5,6: "... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém"

 

3. O AMOR DE DEUS É TÃO PROFUNDO QUE É PROVADO COM A MORTE DE CRISTO

Rm. 5:8: "Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".

A morte de Cristo é a expressão máxima do amor de Deus por todos nós. Apesar de todas as declarações verbais desse amor desde o Antigo Testamento, é com a morte de Cristo que vem a prova maior de como é largo, comprido, alto e profundo.

O Diabo tentou muitas vezes impedir que se consumasse a prova desse amor.

Por várias vezes ele tentou impedir que cristo fosse crucificado.

O próprio Diabo, quando da tentação de Cristo no deserto, tentou mudar o foco do objetivo principal.

Até Pedro quando ouviu Cristo dizer que era necessário que o Filho do homem foi entregue nas mãos dos pecadores para ser crucificado, chamou-o em particular e disse: "Senhor tem pena de ti mesmo"; mas, Cristo o repreendeu dizendo: "Prá trás de mim Satanás...".

 

4. O AMOR DE DEUS É TÃO PROFUNDO QUE NÃO HÁ OUTRO IGUAL

Dizem que não há amor maior que o amor de mãe. Depois de tudo que vimos acima, você ainda concorda com essa afirmação?

É claro que humanamente falando o amor de mãe é incomparável, mais, diante do amor de Deus torna-se ínfimo, dado a sua grandeza e profundidade.

Não existe outro igual em largura, comprimento, altura e profundidade. Só o amor de Deus é incondicional, intransponível, incomensurável e eterno.

a. Nada nos separa desse amor Rm. 8:35: "... quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?"

b. Amou-nos antes da fundação do mundo Ef. 1:4: "... como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor".

c. Amor que nos enche em plenitude Ef. 3:19: "... e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus".

d. Amor que revelou o Cordeiro de Deus a nós I Pe.1:18-20: "sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós".

e. Amor grandioso que nos torna filhos de Deus I Jo. 3:1 "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele".

f. Amor que nos concede vida I Jo. 4:9: "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos".

I Coríntios 13 diz que "... O amor jamais acaba". Jamais acaba por que o amor é o próprio Deus.

Tendo em vista tudo que foi dito, a necessidade básica psicológica do homem é totalmente suprida pelo amor profundo e eterno de Deus.

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor".I Jo. 4:8